22 de nov. de 2015

ASSOCIAÇÃO QUILOMBOLA DO ARREBENTA COMEMORA O DIA 20 DE NOVEMBRO












 A Associação Quilombola do povoado Arrebenta realizou no ultimo dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, uma grande comemoração para marcar o dia. O evento foi organizada pela associação, com apoio da Prefeitura Municipal de São João Batista, através da Coordenação de Igualdade Racial.
Por lá estiveram presentes o presidente da associação, Maru; a coordenadora de Igualdade Racial, Ana Márcia; os secretários de Finanças, Marçal Everton; de Pesca e Meio Ambiente, Serginho Castro; e o de Juventude, Fernando Santos, além de presidente de outras comunidades como o professor Valdecir Pinto, do povoado Quiá. De acordo com o presidente da organização, Maru, esse evento é um dos muitos que virão e aproveitou para agradecer os parceiros a toda população que se fez presente durante as comemorações.
A programação foi realizada próximo ao campo de futebol daquele povoado e começou com a apresentação da peça teatral 'Batuques', do Fórum da Juventude e selecionada para se apresentar em Brasília durante a Conferência Nacional de Juventude. A peça traz uma experiência de pesquisa com comunidades de matrizes africanas em São João Batista e faz parte do Projeto 'Auscultando a Juventude Negra na Baixada Maranhense'.
Logo após isso teve a apresentação do Tambor de Crioula 'Alegria de São Benedito', de Dona Teodora, que marcou o evento trazendo também não só as senhoras como as crianças. O evento serviu também para a continuação da Copa Quilombola, organizada por Ana Marcia, e com a participação de diversos comunidades de São João Batista.
Folha de SJB




0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário