15 de mai. de 2015

FÓRUM DA JUVENTUDE PARTICIPA DE ENCONTRO EM VIANA PROMOVIDA PELA SEEJUV

Com o objetivo de estimular o diálogo sobre as Políticas Públicas das Juventudes (PPJs) no Maranhão com ampla participação popular dos movimentos juvenis, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), realizou hoje a segunda edição do ‘Conversando com as Juventudes’, no município de Viana, a 219 km de São Luís. A ação teve a participação direta de uma comitiva de 20 jovens da cidade de São João Batista, coordenados pelo Fórum da Juventude e pela Secretaria Municipal de Juventude e Cultura, representada pelo jovem Fernando Santos.
Jovens de São João Batista com a secretária estadual de Juventude, Tati Pereira

A ação, que ocorre de forma regionalizada e teve a sua primeira edição realizada na Região Metropolitana de São Luís, em fevereiro, reforça o compromisso da gestão estadual com os jovens maranhenses e com a inserção das juventudes na discussão e proposição de políticas públicas que contribuam para o fortalecimento do protagonismo juvenil no estado. Com o tema ‘Avanços e desafios na busca de melhorias das Políticas Públicas de/com e para as Juventudes no Maranhão’, o ‘Conversando com as Juventudes – Região da Baixada’, segue o princípio estabelecido pelo próprio governador Flávio Dino, que tem na participação popular, o principal meio para o grande projeto de mudança que o Maranhão precisa. Além disso, a ação é um espaço oportuno para retomar a discussão sobre o Plano Estadual de Juventude.

Durante o evento, jovens dos municípios que compreendem a regional de Viana, discutiram, de forma coletiva, estratégias para a construção de ações de resgate, autoestima, empoderamento e desenvolvimento sócio-político-cultural dos diversos segmentos que formam as juventudes. A ação estimulará a participação dos jovens no sentido de contribuir para os projetos que já estão sendo aplicados pelo Governo do Estado para melhoria da juventude maranhense. Os jovens serão divididos em sete grupos temáticos, a partir da proposta do Planejamento Estratégico da Seejuv, levantando os principais desafios enfrentados pela juventude da Regional e, propondo sugestões de enfrentamento com os temas: Participação e Monitoramento da Política de Juventudes; Segurança Pública, Defesa da Vida e Acesso à Justiça; Educação, Direitos Humanos e Novas Ideias Trabalho decente, Empreendedorismo e Economia Solidaria; Saúde Integral; Cultura, Esporte, Lazer e Comunicação; e Direito ao Território e Sustentabilidade.
Após esse trabalho coletivo, cada grupo apresentou a plenária as suas proposições, a fim de que a própria juventude elenque as demandas prioritárias da região. Estavam presentes a secretária de estado da Juventude, Tati Pereira; o prefeito da cidade Viana, Chico Gomes e o secretário municipal de juventude daquela cidade, Adjerson Ferrão. No final foram escolhidos articuladores de cada cidade para fazer a ponte entre a Secretaria Estadual de Juventude e os municípios. Da nossa cidade foram escolhidos os jovens Jailson Mendes e Regiane Serra para representar esta articulação. Vejam as fotos...

Folha de SJB

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário