2 de jun. de 2014

SÃO JOÃO BATISTA ESCOLHE SEUS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE


Com a finalidade de escolher os 16 membros titulares e 16 membros suplentes do Conselho Municipal de Juventude (Comjuv), foi realizado no ultimo sábado o I Fórum Municipal de Juventude de São João Batista. Na solenidade estavam presentes membros da Secretaria Estadual de Juventude, da Secretaria Municipal de Juventude, do Governo Municipal e secretários municipais de juventude de outros municípios.
Membros do Conselho Municipal de Juventude de São João Batista
O evento contou com a participação de quase 200 jovens e diversas organizações da Sociedade Civil, entre elas o Fórum da Juventude, Casa da Cultura, Grêmios Estudantis, Tambor de Crioula, Companhias de Teatro, Grupos de Jovens das Igrejas Evangélicas e Católicas, Sindicatos Rurais, Grupos de Capoeiras, Representação de Comunidades de Matrizes Africanas e Representação de Comunidades Quilombolas, além de Secretarias Municipais do Governo Municipal.
A programação do I Fórum Municipal de Juventude contou com uma mesa de abertura, com representantes da Sociedade Civil, Secretaria de Estado da Juventude e representantes das Secretarias Municipais da Prefeitura Municipal de São João Batista. Na abertura, além do secretário chefe de Gabinete, Assis Araújo, que o representou, o prefeito Amarildo enviou uma fala, onde expressou o papel da juventude em sua administração. Após isso, teve a apresentação da Lei Municipal 366/2014, que criou o Comjuv, e logo após uma explanação da Secretaria de Estado da Juventude do Maranhão, falando sobre a Política Estadual e Municipal de Juventude, além dos programas do Governo do Estado e Federal para a juventude.
A manhã terminou com a apresentação de uma peça teatral, comandada pela Cia. Artes e Raízes. Já na tarde, a programação foi voltada exclusivamente para a escolha dos 32 membros do Comjuv e eleição da Diretoria Executiva do órgão. Depois de orientações comandado por coordenadores do Fórum da Juventude de São João Batista, sobre a lei e o processo de escolha, os presentes escolheram os membros do Comjuv e logo após de escolhidos, os conselheiros elegeram a Diretoria Executiva, formada por um presidente, um vice-presidente e um secretário.
Para o cargo de presidente, foi eleito o jovem Jailson Mendes, do Fórum da Juventude e representante da Sociedade Civil; para o cargo de vice-presidente foi eleita a jovem Mayara Pinheiro; e para a secretaria executiva, o jovem Laercio Freire, da Cia SJB foi o eleito. Após isso, todos os conselheiros posaram para a foto e receberam os crachás de Membros Titulares e Suplentes do Conselho Municipal de Juventude de São João Batista. Já eleito, o jovem Jailson Mendes passou alguns encaminhamentos e anunciou que a posse deverá ser realizada ainda este mês, após tramite legal na Assessoria Jurídica da Prefeitura Municipal, sendo que o prefeito deverá declarar empossados os 32 membros.
MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL
Jailson Mendes Mota  (Fórum da Juventude) – Presidente
Dayane Costa – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais
Brenda Diniz - Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais
Doan Silva Madeira – Grêmio Estudantil do Acrísio Figueiredo
Jessica Silva Ferreira- Grêmio Estudantil do Acrísio Figueiredo
Rosenilton Costa – Grupo Proavi- Povoado Santa Rita
Regivan Garcia – Grefel
Dielson Santos – Representação das Comunidades de Matrizes Africanas
Thiago Carvalho – Umpi- Representação das Igrejas Evangélicas
Sara Maria Lima- Grupo de Jovens do Povoado Quiá- Representação da Igreja Católica
Sebastião Trindade- Representação das Comunidades Quilombolas
Ana Santos- Tambor de Crioula de Dona Teodora
Cia. Independente – Denilson Pereira
Cia. SJB – Laercio Freire – Secretário Executivo
Cia. Artes e Raízes- Adeilton Costa
MEMBROS DO PODER PÚBLICO
Fernando Santos – Secretaria Municipal de Cultura e Juventude
Carlos Eduardo - Secretaria Municipal de Cultura e Juventude
Emerson Soares- Câmara Municipal de Vereadores
Cristina Figueiredo- Câmara Municipal de Vereadores
Janilson Santos Ferreira- Secretaria Municipal de Educação
Vailson Carlos- Secretaria Municipal de Educação
Francisco de Assis Santos Araújo- Secretaria de Administração e Planejamento
Mayara Araújo Pinheiro- Secretaria Municipal de Saúde
Rose Clea Rodrigues- Secretaria de Saúde
Telma Maria Lindoso- Secretaria de Assistência Social
Lara Camila de Jesus – Secretaria de Assistência Social
COMJUV- CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE SÃO JOÃO BATISTA
Os principais objetivos do órgão é participar na elaboração e na execução de políticas públicas municipais da juventude, em colaboração com os órgãos públicos municipais; colaborar com a administração municipal na implementação de políticas públicas voltadas ao atendimento das necessidades da juventude; propugnar pela fiscalização e cumprimento de legislação que assegure os direitos dos jovens; fomentar o associativismo juvenil, prestando apoio e assistência, quando solicitado e estimular a participação da juventude nos organismos públicos e movimentos sociais.

Além disso é dever do Conselho Municipal: desenvolver estudos e pesquisas relativos à juventude, objetivando subsidiar o planejamento das políticas públicas para este segmento no Município de São João Batista – MA; promover e participar de seminários, cursos, congressos e eventos correlatos para a discussão de temas relativos à juventude e que contribuam para o conhecimento da realidade do jovem na sociedade; propor a criação de canais de participação dos jovens junto aos órgãos municipais; receber, analisar e examinar propostas, denúncias e queixas relacionadas à área da juventude, encaminhadas por qualquer pessoa ou entidade, e a elas responder e denunciar aos órgãos competentes, mediante representação, os crimes, as contravenções e as informações que violarem interesses coletivos e/ou individuais da juventude.
Folha de SJB

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário