11 de mai. de 2014

SÃO JOÃO BATISTA FOI UM DOS TRÊS MUNICÍPIOS DO MARANHÃO A ATINGIR META CONTRA A GRIPE

Carlos Figueiredo e Amarildo Pinheiro
O Ministério da Saúde prorrogou, nessa quinta-feira (8), a campanha de vacinação contra a gripe, em todo o país. A vacina contra gripe está disponível nos postos de vacinação desde o dia 22 de abril, quando começou a campanha. No período, 21,3 milhões de pessoas já se protegeram contra a doença, 53,6% da meta. Os municípios, agora, devem disponibilizar a vacina até atingir cobertura de 80% do público-alvo – cada Secretaria de Saúde, entretanto, poderá administrar seu próprio calendário de imunização –, ou seja, 49,6 milhões de pessoas.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), no Maranhão, houve dificuldade de acesso nas cidades do interior por causa das chuvas. No Estado, somente os municípios de Governador Archer, São Vicente Ferrer e São João Batista conseguiram atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Em conversa com o Portal Folha de SJB, o secretário de saúde, Carlos Figueiredo, comemorou o resultado e disse que isso é fruto do trabalho intenso da secretaria e com apoio total do prefeito Amarildo Pinheiro.
A notícia foi destaque no Maranhão inteiro, repercutida em programas de rádios em São Luis. A cidade de São João Batista, com isso, ganhou projeção estadual e isso reflete no bom momento em que a saúde joanina vive, não tirando o fato de melhorar ainda mais para melhor servir o povo.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
O período de incubação dos vírus influenza varia entre um e quatro dias. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças, gestantes, puérperas, idosos e pessoas com doenças crônicas, a infecção pelo vírus influenza, pode levar à formas clinicamente graves como a pneumonia e morte.

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário