7 de mai. de 2014

COMEÇAM AS ATIVIDADES EM BUSCA DO SELO UNICEF EM SÃO JOÃO BATISTA

Começaram as atividades em busca do Selo Unicef- Município aprovado em São João Batista. A proposta teve adesão da Prefeitura Municipal e pretende movimentar diversas organizações e secretarias em busca do selo. Duas reuniões já foram feitas para a realização do I Fórum Comunitário, onde serão explicadas as atividades da iniciativa comandada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Comissão do Selo Unicef em São João Batista
A proposta está sendo coordenada pela professora Ana Marcia Araújo e tem como parceiros a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Tutelar, Fórum da Juventude, Secretaria Municipal de Juventude e Cultura e outras organizações que trabalham na defesa da criança em São João Batista. O primeiro fórum está marcado para acontecer no dia 23 deste mês.
É uma iniciativa baseada na mobilização social pela garantia dos direitos da infância e adolescência. Os municípios inscritos no programa comprometem-se a planejar e desenvolver ações pelo alcance de objetivos nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes. O UNICEF promove o desenvolvimento de capacidades de diversos atores para incentivar e qualificar sua participação na elaboração e no fortalecimento das políticas públicas para meninas e meninos de até 17 anos; monitora e avalia o desempenho dos municípios, a partir de um conjunto de indicadores sociais; certifica e reconhece os esforços de municípios que alcançam os maiores avanços na melhoria da vida da infância e adolescência.
Os municípios serão capacitados e receberão guias de orientação para o planejamento e o desenvolvimento de ações voltadas para o alcance de objetivos em três eixos: 1) Impacto Social; 2) Gestão de Políticas Públicas; e 3) Participação Social. A metodologia do programa prevê uma avaliação quantitativa, a partir do monitoramento de indicadores relacionados aos objetivos de Impacto Social, levantados a partir de fontes nacionais oficiais de informação; e de dados colhidos pelo próprio município, por meio do preenchimento do Manual da Avaliação da Gestão, fornecido pelo UNICEF. O Selo também contempla uma avaliação qualitativa, por meio da realização de fóruns comunitários, que são reuniões coordenadas pelo CMDCA, nas quais as comunidades definem ações de acompanhamento da gestão municipal e avaliam as políticas públicas para a infância e a adolescência.

1 COMENTÁRIO:

  1. COMO QUER GANHAR SELO DA UNICEF SE ATÉ HOJE A ESTRADA DO ALEGRE NAO FOI FEITA.

    ResponderExcluir