16 de set. de 2013

'MORTE' DO BOI BRILHO DA NOITE REÚNE MULTIDÃO EM SÃO JOÃO BATISTA

Uma multidão se reuniu no último para acompanhar a 'morte' do Boi Brilho da Noite em São João Batista. Comandado pelo mestre de cultura Camundinho, o boi é um dos mais tradicionais do Maranhão no ritmo da Baixada Maranhense. A festa de encerramento da jornada do Boi Brilho da Noite foi acompanhada também por diversos mestres de cultura de São Luis. O encontro está sendo realizado no povoado Guaribal.
Morte do Boi Brilho de Noite/Foto: Erllem Pinto
Atualmente o grupo de Bumba-meu-boi é presidido por João de Bento e apadrinhado pela folclorista Maria da Glória. O evento começou ontem por volta das 10 horas da manhã e está programado para terminar só amanhã de acordo com as informações do Blog Folha de SJB. O evento foi realizado também na Igreja Católico, onde o padre abençoou o grupo.

No ano passado, Camundinho recebeu o título de Mestre de Cultura do Maranhão pela Central dos Bumba-Meu-Boi dos Sotaques da Baixada. Raimundo Nonato Coelho, conhecido como Camundinho, recebeu a homenagem em sua casa, no povoado Guaribal, onde vários mestres e representantes da Cultura Popular do Maranhão se fizeram presentes.
Cantadores de bois do Maiobão, Iguaiba, Fé em Deus, Liberdade, Maiobão, São Bento, Penalva, Floresta, Santa Fé, Bacanga, Conceição, Rosa de Saron e outros apresentaram as homenagens ao Mestre Camundinho. Os idealizadores da homenagem foram o radialista Dó, da Rádio Capital de São Luis, e os diretores do Boi Brilho da Noite, João de Bento (presidente) e Dona Gloria.
Em sua fala, João Bento destacou o trabalho de Camundinho ao dizer que ele é um dos melhores cantadores de Bumba Meu Boi do Maranhão e disse que a homenagem é mais do que justa. Para o radialista Dó, da Rádio Capital, Camundinho é um dos maiores incentivadores da Cultura do Maranhão e disse que se sentiu muito feliz por está ao lado do mestre de cultura.  


EQUIPE DE REDAÇÃO DO BLOG DA AGÊNCIA DE SJB

1 COMENTÁRIO:

  1. Parabéns aos integrantes do Boi e aos puxadores! São João Batista merece esse reconhecimento, ao menos isso já que os políticos só enfeiam a cidade!!

    ResponderExcluir