23 de set. de 2013

CULTURA DE SÃO JOÃO BATISTA VAI SER PARTE DE PEÇA TEATRAL

Reisado de Caretas, Cavalo Marinho, Bumba-meu-boi, Cazumba, Careta, Maracatu, Capoeira Angola, Artistas de Rua, e as tantas outras manifestações das tradições populares percorrem a trajetória de pesquisas e inspirações do Grupo Teatro de Caretas. Constituído em meados de 1998, os atores e atrizes do Grupo Teatro de Caretas tiveram sua maior formação teatral no contato com o diretor, teatrólogo, pesquisador e jornalista Oswald Barroso. O Grupo Teatro de Caretas surge a partir deste contato, quando Oswald ainda era diretor da Companhia Brincantes Boca Rica. 
Neste grupo que realizava criações teatrais para palco, as referências nas manifestações tradicionais populares já eram seu farol. Os atores e atrizes Galba Nogueira, Non Sobrinho, Sâmia Bittencourt e Vanéssia Gomes participaram das mais diversas produções da Companhia, dentre elas o espetáculo Corpo Místico (tendo como fonte de pesquisa as expressões religiosas populares do Ceará, em Canindé e no Cariri; e da Bahia, em Santa Brígida) e o espetáculo Vaqueiros, que tinha como referência os heróis do sertão, as pesquisas aconteceram especialmente em Canindé, no Ceará.

Sob a orientação de Oswald Barroso, para todas as criações teatrais fazíamos visitas in loco, assistíamos a vídeos e filmes, líamos artigos e livros, e ainda praticávamos a criação e aplicação de jogos e exercícios teatrais para a concepção de cenas. Uma verdadeira faculdade de teatro. Inspirávamos-nos em grupos como a do Teatro Du Soleil onde os atores, dentre diversas questões, integram-se com o propósito de vivenciar todas as etapas do processo de produção e de criação da cena teatral.

Desta experiência consolidou-se o Grupo Teatro de Caretas. Hoje Oswald Barroso participa do grupo como orientador de nossas pesquisas e criações teatrais; além dos artistas Alcântara Costa, Beto Meneis, Juliana Santana, Non Sobrinho, Vera Araujo e Vanéssia Gomes. Fortalecemo-nos como um grupo de teatro de rua que tem propósitos políticos e estéticos bem definidos. Atuadores da arte de rua buscamos a cada espetáculo investigar os mais diversos campos da performance do ator de rua. Resultado deste pensamento veio nossa mais aprofundada pesquisa sob orientação de Oswald Barroso sobre “As Máscaras Presentes nas Manifestações Tradicionais Populares do Nordeste e a Performance do Ator de Rua”.

Somos inspirados pelas manifestações tradicionais populares que trazem as figuras encaretadas (mascaradas). O Grupo Teatro de Caretas foi em busca de uma aprofundada pesquisa para consolidar sua compreensão sobre a performance do ator de rua. Realizamos os procedimentos que havíamos apreendido em todos os nossos processos de formação com Oswald Barroso, e sob sua orientação organizamos uma larga e aprofunda trajetória de viagens. As incursões têm por base estabelecer um processo de vivências com mestre e brincantes; realizando entrevistas, trocas artísticas, oficina de dança e de máscaras, registros em vídeo (Henrique Dídimo) e fotografia (Alex Hermes).

A pesquisa é realizada através de viagens que possibilitam o mergulho teatral do grupo. Em 2010 demos início às viagens. No Ceará fomos para Canindé, localidade de Ipueira da Vaca e para o município de Jardim (no período da Semana Santa), na Chapada do Araripe; vivemos o cotidiano da cidade de Condado, Pernambuco, onde se localiza o Cavalo Marinho – Estrela de Ouro e fomos para o Maranhão, onde visitamos quatro municípios: São Luis, e as cidade da baixada maranhense de Viana, Matinha (povoado de Tanque de Valença) e São João Batista. Com um processo de integração e diálogo intenso participamos das mais diversas apresentações dentre elas de reisados, cavalo marinho e de apresentação com cazumbas.

Cada experiência dessas trouxe ao Grupo Teatro de Caretas um manancial de elementos que compõe nossos ideais de criação e atuação na sociedade enquanto artistas. Experimentar o cotidiano com Oswald Barroso possibilitou um aprofundamento e um direcionamento sobre o que é viver em comunidade, viver em grupo. Vanéssia Gomes é atriz, diretora teatral, socióloga e artista do Grupo Teatro de Caretas. Fonte: O Povo.  


EQUIPE DE REDAÇÃO DO BLOG DA AGÊNCIA DE SJB

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário