18 de jun. de 2013

GRUPO DE CAPOEIRA DE SÃO JOÃO BATISTA É DESTAQUE EM PINHEIRO


Nos dias 08 e 09 de Junho de 2013, o Centro de Treinamento Herança Brasil Capoeira, da cidade de Pinheiro, comemorou seu 4º Aniversário, e o Grupo de Capoeira de São João Batista também. Comandado hoje por Eleonildo e Walisson, o grupo já tem vários adeptos e a tendência é só aumentar com o forte apoio que o Fórum da Juventude de São João Batista vem dando para o grupo na disponibilização de local para treinamento e também o envolvimento em projetos. 

Esta semana o Herança Brasil de São João Batista se destacou em uma matéria publicada no Blog do Vandoval Rodrigues, da cidade de Pinheiro e que diz que a Herança Brasil é uma instituição voltada à divulgação e desenvolvimento da arte-luta brasileira, a Capoeira. Foi fundado em 06 de Junho de 2009, na cidade de Pinheiro, Maranhão, pelo professor Augusto Vinícius Martins de Araújo, conhecido no meio como Professor Jiboião, que também exerce hoje a função de vereador na cidade de Pinheiro.

Logo após o seu surgimento, os professores Fabio e Jeferson, de São Luís, Quiriri de Bacuri, Dean de Apicum-Açú e Eleonildo de São João Batista, se juntaram ao professor Jiboião nessa nova caminhada, com isso, o Herança Brasil já surge com uma representatividade muito boa na Capoeira, com turmas em várias cidades e um grupo docente bem fortalecido.

 Hoje o Herança Brasil possui sua matriz em Pinheiro e filiais em desenvolvimento nas cidades de São Luis, Bacuri, Apicum-Açú, São João Batista, Peri-Mirim, Palmeirândia e Grajaú.
O Herança Brasil Capoeira se destaca no cenário esportivo principalmente pela realização de grandes eventos de capoeira, são campeonatos, batizados, cursos, intercâmbios etc, anualmente, centenas de capoeiristas, em especial do Maranhão e Para, veem a Pinheiro para interagirem em rodas de capoeira que repercutem mundialmente. Por aqui já passaram expoentes da capoeira, como por exemplo, os mestres: Igor (DF), Sabiá (BA), Marcão (CE), Geléia (PA), Jhon (PA), Camaleão (PA), Mestre Beto (PA), Jabiraca (PI), Touro (PI); e os mestres maranhenses, não menos renomados: Mizinho, Tutuca, Baé, Jota-Jota, Militar, Vanio e outros. Fonte: Blog do Vandoval Rodrigues.

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário