9 de dez. de 2012

ARQUEÓLOGOS E FÓRUM DA JUVENTUDE PROMOVEM PALESTRA SOBRE O LAGO DO COQUEIRO

Arqueólogos e antropólogos em parceria com o Fórum da Juventude promoveram ontem uma palestra sobre a situação atual do Lago do Coqueiro. A palestra foi realizada neste sábado dentro do PJCine Clube de São João Batista, administrado pelo Fórum da Juventude da cidade. Um dia antes, os especialista na área visitaram o Lago do Coqueiro, Sarnambi e Chapada Grande, tidos como sítios arqueológicos. 
Durante o bate-papo, que durou cerca de uma hora, o antropólogo joanino João Damasceno Figueiredo e os arqueólogos Fernando Marques, do Museu Paraense, e Deusdedit Carneiro Leite, conversam e tiraram dúvidas sobre a situação atual do Lago do Coqueiro. A visita ao Lago do Coqueiro e a palestra foram acompanhadas pelos jovens do Fórum da Juventude que farão um documentário sobre o lago.

Além destes, se fizeram presentes pessoas como o presidente da Colônica de Pescadores, Serginho Castro, o professor Janilson Serra, o vereador eleito Ivan Fonseca, o senhor Braulio, além de jovens como Neto Pinheiro, Arthur e Pablo Figueiredo. Cerca de 15 jovens do Fórum da Juventude, também acompanharam a palestra.
Os arqueólogos falaram sobre a importância de preservar o chamado Lago dos Fugidos. "A minha preocupação maior é com a preservação do lago, por que se a gente destrói é parte da nossa história que vai sumir", disse o arqueólogo Deusdedit Carneiro. Eles visitaram ainda o Sarnambi e o povoado de Chapada Grande, que são Sítios Arqueólogicos de São João Batista.

Já o antropólogo João Dasmaceno, que nasceu aqui, elogiou a iniciativa do Fórum da Juventude em está organizando palestras e documentários sobre a situação atual dos Campos da Baixada Maranhense. "Essas iniciativas são louváveis, por que servirão como documentos para as gerações futuras saberem um pouco do que estava acontecendo hoje. Os jovens de São João Batista estão de parabéns", disse.

EQUIPE DE REDAÇÃO DA AGÊNCIA SJB

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário