7 de set. de 2012

DESFILE EM SÃO JOÃO BATISTA HOMENAGEARÁ OS 400 ANOS DE SÃO LUIS

O município de São João Batista, este ano, homenageará os 400 anos da cidade de São Luis em seu desfile de independência. De acordo com o professor Marcondes Serra, um dos diretores da Escola Ateniense, o tema geral escolhido pela Secretaria Municipal de Educação foi os 400 anos de São Luis, e as escolas municipais terão outros sub-temas.
Cerca de 10 escolas da Rede Municipal de Ensino participarão do desfile, que está sendo promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São João Batista, mais a escola da Rede Estadual, Acrísio Figueiredo. De acordo com as informações, o desfile será realizado neste sábado e começará ás 16:00 horas, em frente á Praça da Matriz, e deve ir pela Avenida Getúlio Vargas.

HISTÓRIA

Capital do Estado, São Luís é a principal cidade do Maranhão, situada em pleno Golfão Maranhense, à entrada da Baía de São Marcos, formada pelos estuários do Rio Anil e Bacanga. Foi fundada em 08 de setembro de 1612 na Ilha de Upaon- Açu (Ilha Grande) assim denominada pelos indígenas, onde foi construído um forte chamado Saint Louis, por uma expedição francesa incumbida de estabelecer uma Colônia, além da linha equatorial cujos componentes foram Daniel de La Touche - Sr. De La Ravardière e Francois de Rasilly - Sr. De Aunelles e Rasilly.

Com a expulsão dos franceses em 1621, São Luís passou ao domínio dos portugueses, sendo então elevada à sede do chamado Estado do Maranhão. Em 1641, foi ocupada por Holandeses que até fevereiro de 1644 permaneceram por aqui. Devido à sua localização favorável à atividade portuária, São Luís tornou-se, no período colonial, importante centro de exportação de algodão e cana- de- açúcar.

EQUIPE DE REDAÇÃO DA AGÊNCIA SJB

2 COMENTÁRIO:

  1. Ei por favor postem as fotos do desfile, principalmente da escola Unidade Integrada "Marly Sarney"

    ResponderExcluir
  2. o desfile foi muito mal organisado os motoqueiros businando carros passando no meio do desfile. porque nao interditaram a rua. vces sao muito incompetente. fora 43

    ResponderExcluir