31 de mai. de 2012

FÓRUM DA JUVENTUDE PARTICIPA DE ENCONTRO DA ABRAÇO EM SÃO LUIS


Acontece hoje e amanhã, no Auditório do Centro de Ciências Sociais (CCSo) o Encontro Estadual de Rádios Comunitárias. O evento é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Assessoria de Comunicação; Departamento de Comunicação Social, Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Maranhão (ABRAÇO-MA), Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Maranhão (SINDSEP-MA) e a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e faz parte da programação da 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC. Da cidade de São João Batista estão participando do encontro os jovens Jailson Mendes, Fernando Santos e o radialista Iromar Pereira.




No Brasil, as rádios comunitárias surgiram entre as décadas de 1980 e 1990, com a popularização dos transmissores de rádio. Esses canais foram importantes para dar voz a grupos socialmente marginalizados e excluídos dos veículos tradicionais. A primeira regulação do setor se deu com a Lei nº 9612/1998, a partir da pressão dos movimentos sociais. No entanto, a lei trouxe aspectos burocráticos e acabou protegendo setores da grande mídia. 

O encontro será um espaço para debater o atual papel das rádios comunitárias na democratização da mídia, discutindo diferentes aspectos, como a renovação das outorgas dessas rádios, a parceria com o curso de Comunicação da UFMA e o papel desses veículos para promover o direito à comunicação. Na ocasião, o professor do Departamento de Comunicação e diretor de formação da ABRAÇO-MA, Ed Wilson Ferreira Araújo, lançará a obra “Rádios Comunitárias no Maranhão: história, avanços e contradições na luta pela democratização da Comunicação”, resultado de sua dissertação no Mestrado em Educação, concluído em 2004, na UFMA. O evento terá início às 14h, na sala B103 do CCSo e será aberto a todos os interessados. Fonte: Ufma.

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário