18 de mai. de 2012

FÓRUM DA JUVENTUDE PARABENIZA TODOS OS BLOGUEIROS JOANINOS

Hoje, a imprensa maranhense irá comemorar pela primeira vez, no âmbito estadual, o Dia do Blogueiro. A proposta desta data alusiva foi aprovada pela Assembleia Legislativa, através do Projeto de Lei nº 220/2011, de autoria do deputado Zé Carlos do PT. A ferramenta blog enquanto elemento agregador de informação para a atividade jornalística, no Maranhão, foi popularizada pelo trabalho do jornalista paraense Walter Rodrigues, inspiração para que a data alusiva fosse criada no estado.
Por isso o Fórum da Juventude de São João Batista, em nome da Coordenação Geral, parabeniza todas e todos os blogueiros Joaninos. Nossa especial parabéns aos Blogueiros Batista Azevedo, Anamaria Piosrky, Jailson Mendes, Josyelson Figueiredo, Josef Figueiredo, Joel Lima Oliveira, Marcos Serra, Professor Janilson, Professora Maria da Purificação, Fernando Santos, Maximo Freitas, Laercio Freire, Davi Teixeira, Denilson Pereira, Thalycio Silva e tantos outros que fazem a Blogosfera Joanina.

Com o “Blogue do Colunão”, Walter Rodrigues tornou-se ícone do jornalismo político em todo o Maranhão. Antes se consagrar como blogueiro, atuou em vários periódicos, dentre eles O Estado do Maranhão, O Imparcial, O Debate e Jornal Pequeno. Walter Rodrigues também lutou contra a tortura e pela defesa dos direitos humanos. Foi com essa postura que recebeu, em 2008, o Prêmio José Augusto Mochel, entregue pelo Comitê Municipal do PCdoB.
“Hoje podemos afirmar que seu compromisso social e profissional não foram em vão. Também reconhecemos nesta Casa a sua trajetória marcante, interrompida no dia 18 de maio de 2010, aos 60 anos de idade”, declarou o deputado Zé Carlos.
Durante a sua fala no Pequeno Expediente de ontem, quinta-feira,, o petista disse que esta justa homenagem a Walter Rodrigues é igualmente dedicada àqueles que valorizam a qualidade da informação e contribuem para a formatação de imagens e conceitos de temas de interesse regional, nacional e até mesmo internacional; mantendo os leitores sempre atualizados, em tempo real, a respeito das notícias de destaque quer seja em nosso estado, quer seja no restante do mundo.
Outro detalhe importante na valorização do trabalho do blogueiro é a questão da confiabilidade na opinião do autor. Ao contrário das demais mídias, em que, teoricamente os fatos devem ser apresentados de forma imparcial, o blog tem assumidamente papel opinativo.
Papel opinativo este que protagonizou o assassinato do jornalista Décio Sá. “Sobre este episódio brutal na história de nossa imprensa, tenho a convicção de que não se pode aceitar nenhuma forma de violência, sobretudo, a pistolagem. Toda a sociedade maranhense necessita de uma resposta e, seus culpados, devem ser punidos”, afirmou o parlamentar do PT.
Zé Carlos atentou para a responsabilidade que o administrador de um blog toma para si ao publicar seus textos. “O jornalista blogueiro então passa a assumir o papel de ser o seu próprio juiz”, opinou. Ele destacou que, da mesma forma que a liberdade de expressão é um direito garantido aos cidadãos, a ética no jornalismo é uma obrigação prevista em lei.
Ao final de seu pronunciamento o petista frisou que o Dia do Blogueiro, além de homenagear o rico trabalho de Walter Rodrigues, será uma data para referenciar a liberdade de expressão como um bem inerente e, por isso, deve ser mantida viva, no cotidiano. Vale lembrar que para ser blogueiro não é obrigado ser jornalista. Adaptado do Luis Cardoso.
EQUIPE DE REDAÇÃO DA AGÊNCIA SJB

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário