20 de jan. de 2012

VI ENCONTRO DE FÓRUNS DA JUVENTUDE


O Instituto Formação realizará VI Encontro de Fóruns da Juventude na cidade de Matinha. Os Fóruns da Juventude da Região da Baixada Maranhense, especialmente dos municípios de Arari, Cajari, Penalva, Matinha, Olinda Nova, Palmeirândia, São Vicente Ferrer, São Bento, São João Batista, Viana e Vitoria do Mearim são articulações das organizações juvenis dessas cidades, que realizam ações de mobilização e debate sobre as políticas públicas para a juventude e o desenvolvimento das cidades.

Desde 2004, os Fóruns da Juventude com suas parcerias, realizam os Encontros de Fóruns da Juventude. Neste ano, 2012, será realizado o VI Encontro de Fóruns da Juventude nos dias 28 e 29 de janeiro, na cidade de Matinha.


Os objetivos do VI Encontro dos Fóruns da Juventude são: 1) Fortalecer os Fóruns da Juventude da Baixada Maranhense; 2) Contribuir para a integração dos Fóruns de modo que se constitua uma rede orgânica de ação da juventude no território da baixada maranhense; 3) Planejar a atuação dos Fóruns em 2012. Confira a programação do encontro.   


28 de janeiro (sábado)

9 hs - Café com todos os convidados

9h40 - Espetáculo "Quem Ouvirá o Canto das Lavadeiras" - Olinda Nova

10h – Mesa de abertura com Codeter, MDA - SDT, Formação, organizações de assessoria do Território. 10:10 - Apresentação dos integrantes das 4 Câmaras: Juventude, Agricultura, Meio Ambiente, Quilombolas e Extrativistas (Responsáveis  FORMAÇÃO e CODETER)

10h30 - Diagnóstico do PTDRS - I parte
Metodologia: Por Câmaras: Juventude, Agricultura, Meio Ambiente e Quilombolas e Extrativismo

12 h - Almoço

13h20 - Plenária sobre pontos do Diagnóstico - o texto já foi amplamente discutido em 2010 e 2011, publicado em livro, mas está sendo ampliado e atualizado.

14h20 - Projetos e Gestão do PTDRS - II Parte
Metodologia: Discussão por Câmaras: Juventude, Agricultura, Meio Ambiente e Quilombolas e Extrativismo.

16h20 - Plenária sobre os projetos e Gestão

17h40 - Encerramento das atividades da tarde

18 h - Jantar

19 h - Moitará Cultural no TR Campos e Lagos

Espetáculo "Retratos" – Matinha

 29 de janeiro (domingo)

7 hs – Café 

8 hs – Painel sobre Fóruns da Juventude: Quem Fomos? Quem somos? Quem seremos?  9:30 hs – Plenária
10:00 hs – Eleição da Câmara Juvenil  10:30 hs - Novos Projetos para 2012 
12 hs - Almoço

13 hs – Planejamento e construção de agendas dos Projetos - Baixada Anime e Artes Integradas Mediação Instituto Formação e Instituto Baixada
16hs - Encerramento 

EQUIPE DE REDAÇÃO DA AGÊNCIA SJB