14 de set. de 2011

E COMO ESTÃO NOSSOS ALUNOS NO ENEM?

Como reflexo da caótica situação da educação no Estado, as Escolas de Ensino Médio de São João Batista não fugiram às péssimas médias no Enem 2010. Os Centros de Ensino “Acrísio Figueiredo” e “Dep. José Ribamar Dominice” ficaram abaixo da média.

Os resultados não chegam a ser surpresas na maioria das escolas públicas do Estado, sobretudo nos municípios, haja vista a falta de professores na maioria das disciplinas, tais como, Matemática, Português, Química, Física, além de outras. Não bastasse esta situação, somam-se ainda os péssimos salários, em especial dos professores contratados, os quais estão sujeito às mesmas tarefas e cargas horárias dos que são nomeados.
No caso específico das nossas escolas, a situação  que chega a ser preocupante fica por conta da Escola Dep. José Ribamar Dominice” que teve a deprimente média de 444,78 e uma taxa de participação de apenas 40,70%. Em situação quase semelhante, ainda que um pouco melhor , a Escola Acrísio Figueiredo” apresentou um dado que também merece análise e preocupação. No ano de 2009 a média da escola foi de 486,27, enquanto em 2010, esta média caiu para 479,61. O dado que nos parece positivo é que, em 2010, no Acrísio Figueiredo a taxa de participação foi de 100%.
Apesar do descaso e da falta de uma política equilibrada e justa, por parte do Estado e dos Municípios, que seja focada na aprendizagem do aluno, é urgente também que os docentes assumam postura mais comprometida com a profissão. Necessário se faz investimentos na formação inicial.
O que se aprendeu na graduação deve ser estimulado e prosseguido nos cursos de pós-graduação, mestrados (se for o caso e se for possível), enfim na formação continuada.Os baixos indicadores do Estado do Maranhão devem servir de alerta aos governantes em geral. A educação deve deixar de ser discurso dos políticos e passar a ser prioridade de governo. Saiba o ranking das nossas escolas aqui .  Fonte: Blog São João Batista Online.

EQUIPE DE REDAÇÃO DA AGÊNCIA