6 de mai. de 2011

TRÂNSITO IGUAL DA ÍNDIA: TEXTO DO PROFESSOR MARCOS SERRA


Nossa cidade está com seu trânsito igual ao da Índia. Ninguém sabe de quem é a preferência. O pedestre não é respeitado na hora de atravessar a rua. Alguns motoqueiros e motoristas dirigindo no centro da cidade em alta velocidade sem nenhuma punição. Muitos não têm nem habilitação. 
Nos dias úteis próximo ao Banco do Brasil pela manhã se torna complicado o ir e vir das pessoas. Próximo a esse local também não há nenhuma sinalização proibindo estacionar nem indicando onde pode. A cidade tem uma Guarda Municipal, cujo nome é “TEM DIA”, tem dia que os guardas estão próximo do Banco, tem dia que não estão. É bom lembrar também que o trânsito não é só nesse lugar, há outros lugares também precisando dessa organização. 
Quando eles estão lá ninguém pode estacionar na área que vai do quanto do STAND até na direção à porta do Banco, local esse que temos que adivinhar quando é proibido e pra quem é proibido, pois já algumas vezes flagramos carros e motos estacionados lá. Até a placa indicando acessibilidade foi tirada. Veja as fotos abaixo e observe o descaso. E a placa de acessibilidade, onde foi parar?
Como se pode ver além de estacionarem em um local que, segundo os guardas municipais é proibido, ainda estão na contramão e no meio da rua. Outro fato interessante além do nome da Guarda Municipal é o serviço que eles fazem. Também já flagramos (quando eles estão lá) eles carregando motos dos locais proibidos e levando para outro local. Eles são guardas ou manobristas (flanelinhas)?
Segundo a Lei 9.503/97 – Código de Trânsito Brasileiro – CTB, são deveres e direitos do cidadão no trânsito.

DEVER
·         Transitar sem constituir perigo ou obstáculo para os demais elementos do trânsito. Todas as demais normas são derivadas deste preceito simples.

DIREITOS
·         Utilizar vias seguras e sinalizadas. Em caso de sinalização deficiente ou inexistente, a autoridade com jurisdição sobre a via deve responder e ser responsabilizada;
·         Sugerir alterações a qualquer artigo ou norma do CTB e receber resposta, bem como solicitar alterações em sinalização, fiscalização e equipamentos de segurança e ser atendido ou receber resposta;
·         Cobrar das autoridades a educação para o trânsito (Art. 74), que é prioridade definida pelo CTB.

Como podemos ver o nosso trânsito está fora dos preceitos do CTB, tanto por parte das autoridades como por partes dos cidadãos. É necessário que as autoridades tomem as devidas providências para que esses e outros problemas do trânsito sejam resolvidos. Temos o direito de ir e vir sem nenhum transtorno ou obstáculo como está previsto no Código de Transito Brasileiro e na Constituição Brasileira.

ANIMAIS NA PISTA
Animais na estrada, povoado Romana II
Animais na estrada, povoado Olinda dos Aranhas
Esse é mais um problema do trânsito. Além dos buracos das estradas que atrapalham bastante durante o dia, durante a noite tem mais um problema: os animais, que vêm fazer da estrada o seu dormitório, ou seja, o seu curral. Será que nossas autoridades não estão vendo esses problemas? Teremos agora que andar com varas-de-ferrão durante a noite para podermos tirar os animais da estrada e correr o risco de sermos atacados por algum bandido? Onde estão as autoridades desta cidade que não tomam nenhuma providência. Esse fato pode ser visto todas as noites desde o povoado Romana II até o povoado Maravilha. Fonte: Blog Informação é Poder- Professor Marcos Serra.

EQUIPE DE REDAÇÃO DA AGÊNCIA SJB

3 COMENTÁRIO:

  1. Tenhamos todos um dia das Mães, harmonioso.
    Abraços. E um final de semana agradável.

    ResponderExcluir
  2. Surama tem todo o direito de tentar a reeleição (caso não fique inelegível até la), mas é dever da população dar a devida resposta nas eleições para prefeito do ano que vem (2012), considerando que sua administração é uma "catástrofe". Não vamos perder a oportunidade de "exorcizar" esse fantasma que assombra a nossa cidade desde o dia que, assumiu o poder forma vergonhosa.
    Parabéns ao professor Marcio pela excelente reportagem esclarecedora. "O nosso transito é muito pior do que o da Índia" levando em conta que naquele país, os animais circulam livremente, por fatores culturais e religiosos ( a "vaca" é um animal sagrado p/ os indianos). Já na nossa realidade, os animais circulam livremente por incompetência e descaso das autoridades municipais: prefeita, secretários e etc.

    ResponderExcluir
  3. Muito cômico o nome do Guarda!(TEM DIA) Ele também é o comandante da corporação?

    ResponderExcluir